Extrato IRPF 2019

O Imposto de Renda é uma declaração em que boa parte dos brasileiros devem se comprometer anualmente. Nesse documento constam diversas informações relacionadas ao cenário socioeconômico do contribuinte naquele ano-base. Embora seja obrigatório, a declaração do imposto de renda é destinada apenas a alguns contribuintes que ultrapassam um limite orçamentário definido pela Receita Federal. Uma forma de comprovar a entrega da declaração é emitindo o extrato IRPF 2019. Então, quer saber como tirar esse documento? Leia o artigo abaixo e informe-se!

Extrato IRPF 2019

Extrato IRPF 2019

Extrato IRPF 2019

O Extrato do IRPF 2019 é um documento que contém dados fundamentais sobre o contribuinte. Ele é também utilizado como um comprovante do recebimento de benefício ou rendimento do INSS na declaração do IRPF.

A emissão do extrato não fica disponível durante todo o período. A Receita Federal define um cronograma no qual os contribuintes podem ter acesso a esse documento.

O extrato do IRPF 2019 pode ser emitido de duas formas:

  • Indo até uma agência da Receita Federal;
  • Internet
Previdência Social

Previdência Social

Todas as duas formas são totalmente gratuitas. Na emissão do documento na agência da Receita Federal, o contribuinte deverá portar o documento de identidade com foto e também a carteira da previdência. Mas, a emissão pela internet ainda continua sendo o método mais utilizado.

Como Tirar o Extrato IRPF 2019

Emitir o extrato IRPF 2019 é um processo muito fácil, embora um pouco trabalhoso. Tirar o extrato pela internet tornou-se um dos métodos principais de emissão. Isto porque economiza o tempo do contribuinte e pode ser feita em qualquer lugar, desde que tenha um computador conectado à internet. O processo de emissão do extrato IRPF 2019 se resume aos seguintes passos:

  1. Para emitir o extrato IRPF 2019, o contribuinte deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento (CAC) da Receita Federal, que atende pelo seguinte endereço eletrônico: cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx.
  2. Na página do Centro Virtual de Atendimento, o usuário deverá preencher alguns dados de acesso no formulário de login. As informações requeridas para emissão do extrato IRPF 2018 são:
  • CFP ou CNPJ;
  • Código de acesso;
  • Senha.
  1. Ao término do preenchimento do formulário de acesso à ferramenta de emissão de extrato IRPF 2018, o contribuinte deverá clicar no botão “avançar”. Caso todos os dados estejam corretos, o sistema irá redirecioná-lo para a plataforma de emissão.
  2. Na ferramenta de emissão do extrato, o contribuinte deverá clicar na opção “declarações e demonstrativos”.
  3. Logo depois, deverá selecionar a opção “extrato do processamento da DIRPF”.
  4. Então, deverá escolher o ano da declaração.
  5. Depois, basta selecionar a opção “extrato” e, logo em seguida, “situação”. Pronto, todas as informações relacionadas ao extrato  serão apresentadas.
E-CAC Receita Federal- Como consultar

E-CAC Receita Federal- Como consultar

Caso esteja acessando o Centro Virtual de Atendimento pela primeira vez, é necessário ter o código de acesso. Esse código de acesso possibilita que o usuário utilize vários serviços disponíveis no Portal e-CAC. Esse código de acesso para pessoa física pode ser gerado online, no site da Receita Federal. Para isso, é preciso apenas que informe o CPF e também a data de nascimento.

Extrato INSS para Imposto de Renda

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social que são obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda 2019, devem apresentar o demonstrativo de rendimento até determinada data, pois se não, terão que pagar multa por atraso na entrega. O demonstrativo pode ser retirado no próprio site da Previdência Social.

Para consultar o extrato INSS para imposto de renda, o contribuinte deve acessar o portal da Previdência Social e consultar o demonstrativo de rendimentos no menu de serviços do INSS, informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha. Para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos, mas o documento também pode ser retirado nas Agências da Previdência Social (APS).

Extrato INSS - Imposto de Renda

Extrato INSS – Imposto de Renda

Número Recibo IRPF

Ao preencher a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2019, o contribuinte deverá informar o número do recibo da DIRPF, sendo a Declaração de Ajuste Anual Original, mas se for a Declaração Retificadora, deverá informar o número do recibo da declaração mais recente apresentada em 2019. O número do recibo é composto de 12 dígitos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...