Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

O Extrato INSS para o Imposto de Renda 2019 é um documento que comprova que uma determinada pessoa recebeu o seu beneficio e que precisa repassar os detalhes desta informação no momento de fazer a declaração à Receita Federal, como é o caso dos aposentados.

Se você chegou até este artigo é porque ainda possui dúvidas sobre como se pode obter o extrato do INSS, mas fique tranquilo que ao longo dos próximos parágrafos te mostrarei, através de um passo a passo, como é simples fazer a sua emissão. Confira!

Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

Para que Serve o Extrato INSS

O Extrato é disponibilizado anualmente pelo sistema com as informações importantes e necessárias para que possa acrescentar como comprovante do recebimento de beneficio ou rendimentos do INSS na Declaração do IRPF.

E para fechar, aproveito para te dar uma dica: além de imprimir o seu Extrato INSS para Imposto de Renda salve uma cópia no seu computador, pois caso necessite ficará mais fácil de acessar e evitará ter que realizar novamente todo o procedimento de acesso e preenchimento de dados do formulário do sistema.

Como Emitir o Extrato INSS (passo a passo)

Para adquirir uma cópia do Extrato INSS do seu beneficio você poderá obtê-lo através de duas alternativas viáveis: na Agência ou pela internet. A seguir, irei te mostrar como funciona cada uma delas. Continue comigo!

O que fazer para emitir o Extrato INSS na Agência

Se você prefere ter acesso ao serviço presencialmente deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal munido dos seguintes documentos pessoais, a saber:

  • Identidade com foto;
  • Sua carteira da previdência.

Desta forma, é só solicitar a um funcionário do banco o extrato INSS para o Imposto de Renda que ele te orientará para que possa fazer todos os procedimentos necessários. Em outras palavras, a solicitação do extrato no banco é bem simples. Mas se você pretende ter o seu extrato por outra via sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária é só acompanhar o próximo tópico deste artigo.

O que fazer para emitir o Extrato INSS pela internet

O procedimento realizado pela internet é bem simples e facilita a vida de quem não pode se deslocar até uma agência da Caixa ou prefere aproveitar os benefícios virtuais. Para conseguir o Extrato INSS para o Imposto de Renda 2019 por meio da internet deverá acessar o seguinte link (https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml).

Extrato INSS Dataprev

Extrato INSS Dataprev

  • Na nova página, o sistema irá pedir para que você informe os seguintes dados:
  • Ano calendário (abaixo existe a opção “Para anos anteriores”, caso seja necessário);
  • Número do beneficio (o qual deve ser informado sem pontos e barras, ou seja, somente os algarismos);
  • Data de nascimento (deve ser informado no seguinte modelo XX/XX/XXXX);
  • Nome do beneficiário e CPF (sem a utilização de traços, pontos ou barras);
  • Código de segurança da página (fornecido aleatoriamente pelo próprio sistema);
  • Ao final, você deverá clicar sobre o botão “Consulta” para ter acesso à área restrita de informações sobre o seu beneficio. Agora que você possui as informações desejadas na tela do seu computador é só imprimir para poder anexar junto aos demais documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda 2019.

E se você quiser mais dicas é só cadastrar o seu e-mail para receber a newsletter do blog. Até!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votes, average: 3,77 out of 5)
Loading...