Consulta Imposto de Renda 2019

A Receita Federal disponibiliza pela internet a Consulta Imposto de renda 2019 online: uma funcionalidade que permite que o contribuinte confira se tem direito a receber restituição, e principalmente se o seu lote de restituição já foi liberado, ou se caiu na chamada “malha fina” na Receita Federal.

O serviço de consulta do imposto de renda é bastante útil, e facilita a vida de contadores e contribuintes, pois permite acompanhar as informações da declaração de ajuste anual, evitando qualquer eventual pendencia da declaração.

Consulta Imposto de Renda 2019

Consulta Imposto de Renda 2019

Recursos da Consulta Imposto de Renda 2019

Além da questão da restituição do IR 2019, acaba sendo importante fazer a consulta do imposto de renda de forma online, para saber se existe algum dado a ser completo ou ainda se há alguma informação incorreta, a qual, necessita ser corrigida.

Dessa forma, você evita ser pego pela Receita Federal e ter que explicar certa situação, causada por um simples erro de preenchimento, o que, acaba dando uma grande dor de cabeça. Para garantir com que isso não ocorra, essa consulta do imposto de renda está disponível para ser feita de forma totalmente online, de maneira pratica e efetiva.

Para quem deseja fazer esse tipo de operação, é importante saber que essa consulta do imposto de renda, pode ser feita, tanto de forma online, no site da Receita Federal, quanto uma agência desse órgão, para quem prefere resolver esse tipo de situação pessoalmente.

Como Consultar o Imposto de Renda 2019

O primeiro necessário para fazer essa consulta de forma online, é entrar no site da Receita Federal, no link http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp, vai aparecer uma tela, na qual, você precisa informar o seu CPF e o ano da pesquisa que você deseja fazer.

Dessa forma, basta depois clicar no botão, “fazer pesquisa do imposto de renda”. A consulta vai retornar a data de depósito da sua restituição do imposto de renda. Se você tem direito a receber a restituição do IRPF, será exibida a data caso a restituição já tenha sido paga.

Tela de Consulta Imposto de Renda, do site da Receita Federal

Tela de Consulta Imposto de Renda, do site da Receita Federal

Se nada for exibido, mesmo você sabendo ter direito à restituição, existem duas possibilidades:

  • Seu lote de restituição pode ser pago mais tarde;
  • Você pode ter caído na malha fina da Receita Federal.
Resultado da busca de declaração de Imposto de renda

Resultado da busca de declaração de Imposto de renda

Caso queira imprimir essa consulta, também é possível, por meio dessa própria tela, assim, terá um controle melhor do que irá receber e de quando esse dinheiro vai cair em sua conta.

Vantagens de Consultar o Imposto de Renda 2019 Online

Para fazer a consulta indo na agência, basta apresentar os seus documentos e pedir para conferir o imposto pago, para averiguar se há algum tipo de restituição e se houver, o que deve ser feito para receber esse dinheiro de volta, pois, em tempos de crise como a que o Brasil enfrenta atualmente, qualquer renda extra acaba sendo muito bem-vinda.

Além disso, pode-se conferir todos os dados informados na declaração do imposto de renda e se houver algum que esteja incorreto, corrigir na própria agência, para não ser pego pelo leão e ser obrigado, dessa forma, a pagar uma pesada multa.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...