Alíquota Imposto de Renda 2019

O Imposto de Renda é um documento que reúne as principais informações socioeconômicas de um contribuinte brasileiro. De responsabilidade do contribuinte, a declaração do IRPF é uma declaração que deve ser feita anualmente pelas pessoas que excedem o limite de ganhos definido pela própria instituição. Uma informação muito importante é a Alíquota Imposto de Renda 2019 – o valor cobrando pela Receita Federal sobre o salário e rendimentos do trabalhador como forma de contribuição. Então, quer se informar um pouco mais sobre esse assunto? Leia o artigo abaixo e informe-se!

Alíquota Imposto de Renda 2019

Alíquota Imposto de Renda 2019

O que é Alíquota Imposto de Renda 2019?

A alíquota Imposto de Renda é o valor que será descontado sobre o rendimento mensal do trabalhador, no caso do imposto de renda retido na fonte. É uma informação muito importante, principalmente entre os trabalhadores que costumam declarar o imposto de renda. As alíquotas imposto de renda estão informadas numa tabela, de fácil entendimento e bem didática.  É importante ter em mente que a planilha da alíquota imposto de renda também informa a faixa salarial que é isenta da dedução do IRPF 2019. A incidência das alíquotas varia de acordo com a renda de cada contribuinte. Quem recebe rendas mais baixas não sofre incidência da tributação.

Tabela Alíquota Imposto de Renda 2019

A tabela do Imposto de Renda é onde concentra-se todos os dados referentes ao valor descontado no rendimento do trabalhador. Essa tabela é refeita anualmente pela Receita Federal e pode sofrer ajustes, por isso, o trabalhador não pode ter como base as tabelas utilizadas nos anos anteriores. Em 2019, a tabela das alíquotas do imposto de renda foi modificada com um aumento significativo de 5%. Ou seja, metade do valor inflacionário registrado entre os anos de 2016 e 2017.

Base de cálculo (R$)Alíquota (%)Parcela a deduzir do IRPF (R$)

Tabela de alíquota IRPF 2019 Anual
Até 22.847,76
De 22.847,77 até 33.919,80 7,5 1.713,58
De 33.919,81 até 45.012,60 15 4.257,57
De 45.012,61 até 55.976,16 22,5 7.633,51
Acima de 55.976,16 27,5 10.432,32

A tabela da alíquota imposto de renda é constituída de três importante informações para o trabalhador, são elas:

  • Base de cálculo mensal em reais: a média salarial do trabalhador;
  • Alíquota: a porcentagem que será descontada do salário do trabalhador;
  • Parcela a deduzir do imposto em reais: a quantidade em reais que será descontada do salário mensal.

Como consultar Imposto de Renda

Atualmente, ocorreu uma mudança nos serviços, eles passaram a ser online, com isso, é possível realizar várias atividades do conforto de sua residência, como, por exemplo, a consulta a restituição do imposto de renda. Em poucos minutos, os contribuintes do imposto de renda podem ter acesso a diversas informações. Para tanto, basta apenas seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse a ferramenta de consulta a restituição do site da Receita Federal pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp.
  2. Na página da Receita Federal, o contribuinte deverá preencher alguns dados para ter acesso a consulta a restituição do IRPF. O formulário de consulta se resume ao:
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ano de consulta a restituição IRPF;
  • Data de nascimento.
  1. Ao término do preenchimento desses dados, o contribuinte deverá preencher o código captcha que está sendo exibido na imagem. Então, após o preenchimento, você deverá clicar no botão “consultar”. Caso todos os dados informados estejam corretos, você será redirecionado imediatamente para consulta a restituição do IRPF.
Consulta Imposto de Renda

Consulta Imposto de Renda

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...